i did it

Apoio à Vida Independente

O I DID IT é um programa de capacitação individual, centrado em ti e na tua família, que abrange os aspetos mais relevantes da vida quotidiana. Promovemos a tua independência, inclusão e qualidade de vida como Pessoa Maior com DID e/ ou Neurodivergente (18+).

Objetivos

Áreas de Foco

  • Sessão de Elegibilidade

    Uma sessão inicial de 1 hora contigo e a tua família para avaliar se o Programa I DID IT faz match entre aquilo que procuras e o que o I DID IT tem para oferecer

  • Avaliação de Competências

    Quatro sessões individuais para avaliar o teu perfil funcional e de competências, para perceber qual o melhor match entre ti e o teu perfil de competências.

  • LEVANTAMENTO DE DESEJOS E EXPECTATIVAS

    Duas sessões para entender as tuas necessidades específicas, desafios e metas para uma vida independente.

  • Planeamento Personalizado

    Três sessões para criar um plano de ação personalizado, adaptado às tuas necessidades e objetivos.

  • Implementação do Plano

    Os facilitadores do I DID MATCH fornecem orientação, apoio emocional e estratégias práticas para que vivas este match em plenitude.

Para saberes mais sobre o Programa I DID IT e começares a tua jornada

No I DID MATCH tomamos como referência a definição de D.I.D.Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental apresentada pela AAIDDAmerican Association on Intellectual and Developmental Disabilities,  por sentirmos que a mesma, ao reconhecer a coexistência de déficits nas áreas da competência social, prática e conceptual, reequilibra a área cognitiva com a social e instrumental, olhando a Pessoa como um Todo e evidenciando o potencial de capacitação na interação com o contexto, contrariando a anterior tendência em se “rotular e estigmatizar”, classificando-se as Pessoas em vários graus de deficiência mental: leve, moderado, severo e profundo.

No I DID MATCH tomamos, também, como referência, a ideia proposta pela socióloga australiana, Judy Singer (1998) de que a neurodiversidade celebra a variedade e diversidade dos funcionamentos neurológicos entre as Pessoas, que apresentam um funcionamento neurocognitivo atípico, respondendo de modo distinto ao esperado para determinada situação.

Skip to content